A iniciativa tem por objetivo reforçar o compromisso da unidade com a ética e a qualidade na assistência hospitalar. Josimário João da Silva, presidente da Academia Brasileira de Bioética Clínica conduziu as discussões
O Hospital Unimed, localizado na Barra da Tijuca e sob gestão da Unimed Ferj, é uma unidade especializada em procedimentos de alta complexidade, e recebeu no último dia 31 de outubro, o primeiro Simpósio de Bioética Clínica, um evento educativo com o objetivo de aprofundar os debates, conceitos e aplicabilidades da bioética no ambiente hospitalar. O encontro contou com a participação de Josimário João da Silva, professor do Centro de Ciências Médicas (CCM) - UFPE e presidente da Academia Brasileira de Bioética Clínica, como palestrante principal, além de membros da diretoria do hospital, especialistas na área de bioética, integrantes da Comissão da Academia Brasileira de Bioética Clínica e da Comissão de Direito OAB Barra da Tijuca.
Durante a programação, Josimário abordou temas relevantes, começando com uma introdução aos conceitos e às aplicabilidades da bioética clínica. “A bioética não é apenas um conjunto de normas, mas um espaço de diálogo e reflexão sobre as decisões que impactam a vida dos pacientes. É fundamental que profissionais da saúde estejam preparados para lidar com esses dilemas”, afirmou.
O profissional destacou ainda que os hospitais são espaços onde os conflitos estão cada vez mais presentes, e é fundamental capacitar os profissionais de saúde para identificar e gerenciar essas situações. “A ética é uma estratégia fundamental nessa relação humana, e nosso desafio é manter uma relação clínica sem desconforto e sem publicização negativa”.
O simpósio também discutiu as crenças e valores das Testemunhas de Jeová, assim como a recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que trouxe novas diretrizes para a prática médica em relação a essas crenças. “É essencial respeitar as crenças dos pacientes, garantindo que suas decisões sejam tomadas em um ambiente de respeito e compreensão”, disse Josimário.
Outro ponto relevante foi a deliberação moral e a mediação de conflitos em bioética clínica, que proporcionou um espaço para reflexões sobre como os profissionais de saúde podem atuar em situações de conflito ético. O professor enfatizou a importância da comunicação: “A mediação é uma ferramenta poderosa para resolver conflitos, permitindo que todas as partes sejam ouvidas e respeitadas”.
Para Luiz F. Simvoulidis, diretor técnico do Hospital Unimed, o Simpósio de Bioética Clínica não apenas proporcionou um espaço de aprendizado, mas também incentivou o diálogo e a troca de experiências entre os participantes, reforçando o compromisso do Hospital Unimed com a qualidade do atendimento e a ética no cuidado à saúde. “Eventos como esse são essenciais para a formação contínua dos profissionais de saúde, promovendo uma prática mais ética e humanizada. Que retornemos várias e várias vezes, em fóruns cada vez maiores, de maneira mais séria”, afirmou.
Josimário destacou a importância do evento para a implementação de uma cultura de bioética no ambiente clínico. “O objetivo do simpósio foi a sensibilização de todo o corpo clínico e colaboradores, no sentido de estabelecer uma cultura que é relativamente nova e que ajuda, inclusive, na qualidade do serviço que esse hospital representa para a sociedade. A proposta foi despertar nas pessoas a necessidade de se aprofundar mais nessa discussão e valorizar as comissões de bioética clínica, tornando esse tema uma pauta permanente nas atividades acadêmicas e científicas do hospital”, contou.
Marcos Oliveira, diretor geral do Hospital Unimed apontou a relevância de promover debates sobre a bioética no ambiente hospitalar. “O Hospital Unimed se compromete a ser um espaço de aprendizado e diálogo sobre bioética, garantindo que nossos profissionais estejam sempre preparados para os desafios que a prática clínica nos apresenta”, finalizou.
A iniciativa reforça o compromisso do Hospital Unimed com a ética e a qualidade na assistência hospitalar, promovendo reflexões e estudos de casos, que visam fortalecer os conhecimentos na área e estimular um atendimento cada vez mais humanizado.